Instituição Aparecido Savegnago realiza sarau em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna


26 | Setembro | 2022

Evento temático foi apresentado no dia 19 de setembro, na Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto.

Após cem anos, a Semana de Arte Moderna de 1922 é reverenciada em todo o Brasil. E alunos da Instituição Aparecido Savegnago (IAS) se uniram para apresentar um sarau temático em homenagem ao mais prestigiado evento artístico-cultural do país.

Na ocasião, manifestações de canto, música, teatro e pintura estiveram integradas, como explica o coordenador artístico do projeto, Lucas Galon: “Esse sarau foi pensado como uma homenagem à Semana de Arte Moderna, mas de forma livre e com pequenas apresentações.”

Nesse contexto, os integrantes do grupo de câmara do IAS fizeram um mini espetáculo, com obras clássicas de Heitor Villa-Lobos, principal expoente da música na Semana. E telas dos alunos de artes visuais ficaram expostas, com releituras de obras consagradas como pinturas de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Uma viagem pelas ondas do rádio

O sarau contou ainda com a participação dos alunos de teatro, com o pocket espetáculo “O que não te contaram”, com notícias da época, como a primeira transmissão de rádio do Brasil, além de programas irreverentes criados por alunos, com alusão às primeiras transmissões radiofônicas, ocorridas há 100 anos.

Assim, o coordenador artístico contextualizou o evento como uma verdadeira imersão pelo movimento antropofágico. “A ideia era a de que o visitante tivesse uma experiência multiartística, assistindo ao concerto com músicas do Villa Lobos, enquanto via obras com releituras da Tarsila e, ainda, assistindo ao teatro”, frisa Galon.

O palco de todas as apresentações e intervenções artísticas dos alunos da IAS é o Museu Casa da Memória Italiana, escolhido pela influência italiana, bastante representada na Semana de 22. O sarau temático ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 19, às 19h, com entrada gratuita.

Projeto Beija-Flor

Em 2022, está em execução o Projeto Beija-flor – ano 4, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, e conta com patrocínio das empresas: ouro – Savegnago Supermercados, Uberlândia Refrescos, Siamar e Predilecta; prata – Coca-Cola, Café Três Corações, Native, Eletrofrio, Fast e Mili; bronze – Usina Santo Antonio e Triex, além do apoio do Instituto Alexa.

Galeria