Atividades Educacionais

violao-atividades  

Música – Notas que transformam vidas (Corda, Sopro e Percussão)

A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela está presente em todas as regiões do mundo, em todas as épocas e em todas as culturas. O desenvolvimento de uma criança está além do aspecto físico e biológico.

A Instituição Aparecido Savegnago trabalha o conceito musical entre as crianças e adolescentes, visando ao seu amadurecimento afetivo e social.

A criança está envolvida não só por sua família, mas também por todo o grupo social no qual ela cresce. Por isso, a oportunidade única de aprender música influencia diretamente seu desenvolvimento em direção à maturidade, criando oportunidades e abrindo uma nova perspectiva de futuro.

microfone-atividades  

Coral – Vozes da Esperança

No conjunto de vozes que se unem, existe a realização do grande encontro entre a música e a cultura.
A cultura incentiva e leva a novos rumos trazendo esperança para várias crianças carentes.
O coral infantil da Instituição Aparecido Savegnago é formado por 20 crianças que fazem diversas apresentações por toda região de Ribeirão Preto.

Tendo em foco a inclusão social destas crianças, o coral também estimula a criatividade exercendo um papel educativo em suas vidas. É válido ressaltar que também existe a formação do coral de adultos, constituído pelos pais destas crianças. Assim a união familiar é fortalecida e amparada por esta atividade que estreita os laços entre as gerações. O coral infantil da Instituição provoca emoções e extrai toda beleza da manifestação artística e cultural de nossas crianças.

aquarela-atividades  

Artes – Um sopro sobre a humanidade

A arte, em sua essência, existiu antes mesmo do advento da escrita no nosso planeta. É válido perguntar a partir de que momento começou a existir a arte pré-histórica e quais as modificações que devem ser analisadas como tal. O homem na antiguidade já utilizava o conceito artístico para elaborar utilidades domésticas ou religiosas.

Hoje, temos tudo a nossa mão e, ainda assim, utilizamos expressões artísticas para traduzir nossos sentimentos, emoções e sonhos. As infindáveis manifestações artísticas como a música, a pintura, a poesia e as tantas outras formas de arte nos transformam em seres humanos melhores e mais plenos. Desenvolver um projeto que abra um espaço para a manifestação artística da criança é sempre um grande desafio. A Instituição Aparecido Savegnago acredita que todas as crianças, principalmente as mais frágeis dentro do contexto social, possam fortalecer sua autonomia de formular opiniões e melhorar sua autoestima através das artes.

ico-teatro  

Teatro

O teatro é onde as crianças poderão expressar toda sua criatividade através de conteúdos de improvisação, construção de personagens, exercícios desinibitivos.

O curso busca ser a alavanca que desencadeará a habilidade de expressão de sentimentos, sensações, sentido de coletividade, entre outros, que favorecerão o desenvolvimento de um cidadão capaz de conviver e viver em sociedade, sabendo que cada movimento repercutirá no ambiente em que vive e no seu próximo.

ico-danca  

Dança (Jazz e Ballet)

A dança (ballet e jazz), por ser uma atividade física atraente, desperta o interesse dos alunos, sua prática melhora a autoestima e relacionamento entre os pares. Além disso, desenvolve a capacidade de trabalhar em grupo, a percepção corporal, a agilidade, a respiração e o bem-estar. Os participantes recebem da Instituição toda a roupa e acessórios para as aulas. Ao final de cada etapa são realizadas apresentações do trabalho desenvolvido. ico-etica  

Ética e Cidadania

O curso de Ética e Cidadania foi implantado na Instituição Aparecido Savegnago no segundo semestre de 2019 e tem como objetivo promover o desenvolvimento ético e moral das crianças e adolescentes, levando-os a: – Desenvolver o juízo crítico; – Refletir sobre valores como: respeito, solidariedade, responsabilidade, humildade, amizade, justiça, perseverança, honestidade e generosidade; – Refletir sobre os próprios comportamentos no dia a dia e a importância de melhorar-se constantemente; – Exercer a cidadania de forma mais plena e consciente de seus direitos e deveres. ico-saude

Saúde da criança e do adolescente

No grupo Saúde da criança e do adolescente, os assuntos abordados pela psicóloga são iniciados em grupos terapêuticos junto às crianças. A partir da socialização de situações problemas, a profissional direciona seus trabalhos para intervenções individuais, quando é o caso, ou até intervenção familiar. Nesta última situação, a preferência do trabalho psicológico é para família, cuja criança já possua atendimento, ou inclusão de alunos que passam por situações momentâneas difíceis e que poderão desencadear estresse pós-traumático.