Aulas online


08 | Janeiro | 2021

A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) adaptou a estrutura de suas atividades e está mantendo os cursos oferecidos mesmo durante o período da pandemia. Para isso, a direção da entidade se adequou às medidas e protocolos de prevenção da Covid-19, adotou o sistema de aulas por videoconferência e a produção de conteúdo online.

De acordo com Shirley Pais Savegnago, diretora presidente da instituição, as atividades estão sendo mantidas de forma regular em razão do empenho de toda equipe e da receptividade dos alunos e familiares.

“Foi um grande desafio, mas contamos com o apoio dos professores, funcionários, alunos e familiares para adequar as atividades e prevenir a saúde e o bem-estar de todos. A cada dia procuramos aperfeiçoar essa experiência, mas é muito gratificante ter condições de manter as atividades por meio do uso das ferramentas tecnológicas”, afirma Shirley.

O diretor artístico da Instituição Aparecido Savegnago, Lucas Galon, revela que a adaptação das atividades foi imediata e contou com a participação de toda equipe, inclusive com o apoio das profissionais de assistência social e psicológica, para tornar o processo agradável.

“Todos estão empenhados em tornar as aulas mais aprazíveis, procurando garantir o essencial dos conteúdos sem sobrecarregar os alunos. A ideia é que as aulas de música, artes, dança, teatro sejam mais um alento para as famílias e não um fardo. As ferramentas possibilitaram essa mudança de forma relativamente rápida. Para o segundo semestre ainda teremos novas adaptações com o uso do Google Class Room, buscando melhorar ainda mais a experiência”, diz Galon.

Ele ressalta ainda que para suprir a ausência dos eventos e apresentações presenciais estão sendo produzidos vídeos artísticos, que são publicados por meio das mídias sociais da IAS.

“A Instituição está promovendo encontros em formatos de orquestras virtuais, onde, cada um em sua casa, toca seu instrumento. Depois, todos são colocados juntos em vídeos artísticos, que são publicados nas redes. Essas atividades, realizadas no mundo inteiro, se mostram sempre muito eficazes pedagogicamente, já que exigem esmero e cuidado nas gravações, além de manter os alunos se apresentando e cumprindo as metas artísticas”, comenta Galon.

O professor de viola e de orquestra da IAS, Guilherme de Carvalho Pereira, explica que as aulas estão sendo transmitidas por meio de um aplicativo de videoconferência, melhorando o desempenho e a participação dos alunos.

“Preferi transferir todas as aulas para a plataforma Zoom. Isso ajudou muito na organização, participação e envolvimento dos alunos. Acabou sendo um dos únicos professores que eles encontram na semana, uma vez que as escolas municipais estão apenas enviando tarefas pelo Facebook. A partir deste mês, irei experimentar aulas no Zoom com pequenos grupos da orquestra para trabalharmos coisas específicas e fomentar a interação”, diz Pereira.

Galeria